Dundo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Norte apreendeu, nos últimos três dias, 756 pedras de diamante de diversos quilates em posse ilícita de três cidadãos nacionais, no âmbito da operação "Quadra festiva segura".
A informação foi prestada, domingo, pelo porta-voz da instituição, Graciano Lumanhe, segundo o qual os detidos foram encaminhados ao Ministério Público, para os devidos procedimentos, e os diamantes serão entregues ao posto avançado da Operação Transparência, em Malanje.
Graciano Lumanhe afirmou que os diamantes foram apreendidos nos municípios de Cambulo, Lucapa e Cuango, e apelou à população residente em zonas de exploração de diamantes para colaborarem com as autoridades, denunciando o garimpo.
Informou que, no âmbito da mesma operação, foi apreendido um camião cisterna com 18 mil litros de gasolina no município de Xá-muteba, por contrabando de combustível.
Disse que o referido camião saiu de Luanda sem a autorização da Sonangol e tinha como destino a República Democrática do Congo.