Dundo – O presidente da Assembleia Missionária Cristã (AMC), Elias Pedro, apelou sexta-feira, no Dundo (Lunda Norte), à adesão massiva ao registo eleitoral oficioso, para actualizarem os dados e participarem nas próximas eleições gerais.
Para o apóstolo, que falava à ANGOP sobre o papel das igrejas na elevação da cidadania, a adesão dos angolanos com idade eleitoral aos Balcões Únicos de Atendimento ao Público, é um gesto de patriotismo e de respeito aos princípios "mais sublimes" da nação.
Na sua opinião, o interesse nacional deve estar acima de qualquer divergência, acrescentando que os angolanos devem continuar a provar ao mundo que é um povo unido, pacífico e consciente das suas responsabilidades.
Apelou aos cidadãos nacionais no sentido de exercerem a sua cidadania nos limites do respeito à diferença e civismo.
Na província da Lunda Norte estão instalados 13 dos 25 Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), nos 10 municípios, para a atualização do registo eleitoral, prevendo-se registar acima de 280 mil eleitores, contra os 227 mil 438 de 2017.
O registo eleitoral oficioso será realizado em 596 BUAP até Março de 2022, enquanto a actualização presencial para fins de registo no exterior está prevista para iniciar em Janeiro de 2022.
Em 2017, sete milhões, 93 mil e dois cidadãos participaram nas eleições gerais.