Luanda – Um memorando sobre consultas políticas foi rubricado esta segunda-feira, em Luanda, entre as repúblicas de Angola e das Filipinas, no quadro da cooperação bilateral.
O documento foi assinado pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e pela embaixadora das Filipinas em Angola, Célia Anna Feria.
Segundo a secretaria Esmeralda Mendonça, o referido memorando constitui um mecanismo de promoção do diálogo bilateral, com incidência para questões regionais e internacionais.
Referiu que, no quadro da cooperação, serão desenvolvidas sinergias para que mais domínios passíveis sejam explorados e capitalizados, o que poderá repercutir no aumento substancial do volume das trocas comerciais.
Sugeriu que a luz deste quadro jurídico se estabeleça um roteiro que, para além dos assuntos políticos, enquadra questões no domínio económico, como a partilha de experiência entre empresários angolanos e filipinos.
Na ocasião, a embaixadora das Filipinas aventou que este mecanismo de consultas vai melhorar as relações, facilitando, inclusive, a cooperação entre instituições dos dois países, incluindo as comerciais, tecnológicas, culturais e sociais.
Angola e Filipinas mantêm relações diplomáticas formais há 21 anos.