Luanda - Os governos de Angola e da Argélia continuam a marcar passos significativos para impulsionar a cooperação económica, política, comercial e diplomática, realçou, nesta quinta-feira, o embaixador daquele país, Abbdelhakim Mihoubi.
O diplomata fez o pronunciamento à imprensa, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a quem apresentou cumprimentos de despedida, após 4 anos e meio de missão diplomática em Angola.
Nas suas declarações, Abbdelhakim Mihoubi reconheceu que os níveis de cooperação entre os dois países ainda não são satisfatórios, mas existem boas perspectivas para incrementá-los.
“Queremos fortalecer as relações com o governo angolano para atingirmos os níveis mais desejados”, exprimiu o diplomata que na ocasião destacou a importância dos laços históricos que sempre nortearam as relações de amizade e cooperação entre Angola e Argélia.
Informou que a nível da diplomacia, os parceiros estão a trabalhar para, em data a anunciar, procederem à assinatura de acordos nos domínios dos transportes aéreos, comércio e indústria.
Relações de cooperação
As relações entre Angola e Argélia são baseadas numa sólida parceria diplomática, económica e de cooperação regional.
Ambos os países compartilham uma história de luta pela independência e têm governos focados em promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer sua presença no continente africano.
Os respectivos governos têm uma relação diplomática bem estabelecida e participam activamente em fóruns de organizações multilaterais, com realce para a União Africana (UA).
A cooperação política é frequentemente centrada em questões de segurança regional, incluindo esforços para a resolução de conflitos no continente africano.
A cooperação económica tem sido crescente, com destaque para áreas do petróleo e gás, onde ambos os países possuem grandes reservas. Existem também iniciativas de investimentos e parcerias em sectores como infra-estruturas e comércio.
No quadro da segurança regional, os dois governos têm interesse em manter a estabilidade em várias regiões de África, principalmente na África do Norte e na região subsaariana, colaboram em questões de segurança, incluindo a luta contra o terrorismo e o tráfico de drogas.
No domínio da cultura e educação existe um intercâmbio cultural entre os dois paises, incluindo o desenvolvimento de programas de educação e intercâmbio de estudantes.
Angola e Argélia trabalham para diversificar as suas economias e mantêm uma relação cordial e cooperativa, baseada no respeito mútuo, no desenvolvimento económico e na segurança regional, com potencial para crescer ainda mais à medida que têm pela frente desafios semelhantes em um contexto africano mais amplo.AFL/ART