Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola tem plano geral para Bacia do Cuanza

     Política              
  • Luanda • Quarta, 24 Novembro de 2021 | 18h35
Presidente da República, João Lourenço
Presidente da República, João Lourenço
Francisco Miúdo

Luanda - O Conselho de Ministros aprovou, nesta quarta-feira, o Plano Geral de Desenvolvimento e Utilização dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Cuanza, em sessão ordinária orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

O comunicado final da sessão indica que o encontro aprovou, também, o Plano Geral para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Zambeze, adiantando tratar-se de documentos ligados ao Ministério da Energia e Águas.

Os dois projectos têm como foco assegurar a utilização dos recursos hídricos nacionais de forma adequada, bem como garantir o desenvolvimento económico, social sustentado e a preservação do ambiente.

Sector dos Transportes

No domínio dos Transportes, a sessão desta quarta-feira criou o Instituto Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes de Transportes (INIPAT) e aprovou o respectivo Estatuto Orgânico.

O INIPAT é um instituto público que tem por missão a investigação de acidentes e incidentes que ocorram com os transportes civis, aéreos, marítimos e ferroviários, no território nacional sob jurisdição do Estado angolano.

De igual modo, o INIPAT visa a investigação de acidentes e incidentes em que o Estado angolano tem interesse, por razões de segurança, decorrentes de compromissos regionais ou internacionais.

A criação deste Instituto visa determinar as causas e prevenir ocorrências de acidentes e incidentes, no domínio dos Transportes.

Associações Mutualistas

O Conselho de Ministros, órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo, deu aval ao Regime Jurídico Aplicável à Criação, Organização, Funcionamento e Extinção das Associações Mutualistas.

O diploma visa adequar o Regime de Protecção Social Complementar desenvolvido pelas Associações Mutualistas aos desafios impostos pela sociedade, de modo a incentivar o seu crescimento.

De igual modo, vai permitir que os cidadãos associados tenham rendimentos que possam proporcionar a si e às famílias uma vida mais sustentável, diminuindo, desta forma, a sua precariedade.

Avaliação de desempenho na Educação

No sector da Educação, a reunião aprovou o Regime Jurídico da Avaliação de Desempenho dos Agentes da Educação.

Trata-se de um diploma que estabelece as regras, procedimentos e critérios para a fixação de referências do processo de avaliação de desempenho desses agentes.

Tem como propósito, promover a avaliação da qualidade do serviço prestado e incentivar os mesmos para a disciplina pessoal no cumprimento de todas as tarefas profissionais quotidianas.

Política Externa

Quanto à Política Externa, o Conselho de Ministros aprovou vários instrumentos bilaterais de cooperação, com realce para os Protocolos sobre a emenda relativa à convenção sobre Aviação Civil Internacional, assinado em Montreal, a 6 de Outubro de 2016.

Também foi aprovada outra emenda, desta vez sobre a Convenção da Aviação Civil Internacional, assinada em Montreal, em Outubro de 2016.

Mereceu ainda a aprovação do Executivo, o Protocolo que altera a Convenção referente às Infracções e a "Certos Outros Actos Cometidos a Bordo de Aeronaves", o Acordo entre o Governo da República de Angola e dos Emirados Árabes Unidos, sobre o Transporte Aéreo.

A aprovação estendeu-se ao acordo entre o Governo da República de Angola e do Reino de Espanha, sobre o Transporte Aéreo.

Ainda no quadro da Política Externa, o Conselho de Ministros tomou conhecimento dos instrumentos bilaterais de cooperação ligados ao Memorando de Entendimento sobre Cooperação Pesqueira e de Aquicultura entre o Ministério da Agricultura e Pescas de Angola e do departamento governamental da Agricultura, Pesca e Alimentação do Reino de Espanha.

O órgão auxiliar do Presidente da República também tomou conhecimento do Memorando de Entendimento em Matéria de Agricultura entre o Ministério da Agricultura e Pescas da República de Angola e o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação do Reino de Espanha.

O encontro apreciou uma proposta de Despacho Presidencial que reconhece Personalidade Jurídica à "Fundação DT", pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, com pendor social.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


Notícias de Interesse

Município dos Gambos aposta no reflorestamento

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 15h53

Detido meliante considerado “perigoso" no Lubango

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 15h40

Aviários da Huíla produzem mais de três milhões de ovos

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 15h20

Analista defende estabilidade competitiva no Afrobasket

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 15h00

Complexo “José Sayovo” com 65 % de execução física

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 14h50

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+