Luanda- As comissões de trabalho especializados da Assembleia Nacional e membros do Executivo avaliaram, terça-feira, em Luanda, as prioridades para o Orçamento Geral de Estado 2021 e recolheram contribuições dos parceiros sociais.
Nesta sessão de trabalho foram propostas contribuições para a melhoria do sector da saúde.
A ministra da Saúde, Silvia Lutukuta, disse que os deputados se mostraram preocupados com as doenças crónicas não transmissiveis (hipertensão e diabetes) e, de uma forma geral, com as doenças endémicas, bem como com a idade de alguns profissionais do ramo.
Afirmou que o seu sector tem como prioridade a melhoria da rede primária e esclareceu que o ingresso de novos profissionais está condicionado às condições financeiras do país.
Noutro encontro, realizado pelas 4ª e 10ª comissões da AN, o secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, informou aos deputados que o Executivo está a construir infraestruturas administrativas para apoiar as administrações locais, no quadro das primeiras eleições autárquicas.
Segundo o dirigente, as obras decorrem em oito províncias, sendo que as demais vão utilizar os edifícios das administrações locais com o devido apetrechamento.
Os debates na especialidade do OGE vão culminar com a presença do ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, na casa das leis.