Ondjiva - Três delegadas ao I Congresso Nacional da Associação da Mulher Angolana (AMA), braço feminino da FNLA, foram eleitas este sábado na província do Cunene, durante a assembleia electiva, na presença de 21 mulheres associadas.
Durante o acto de eleição, a secretária da AMA local, Rosa Benigna, exortou as participantes a manter a conduta ordeira, serem responsáveis, convictas e democráticas, onde cada uma é livre de exprimir com ponderação e dignidade as suas opiniões.
A responsável disse que a organização realiza o I congresso nacional, de modo a torná-la numa estrutura democrática onde os militantes possam participar.
Por seu turno, a coordenadora do grupo de acompanhamento, Paulina Kimbezela, disse que a assembleia tem três delegadas que estarão aptas para participar do Congresso Nacional da organização, a decorrer de 27 a 28 de Novembro em Luanda com a presença de 301 delegadas.
Referiu que a par da eleição da secretária geral, a AMA vai igualmente eleger os diferentes órgãos responsáveis pela organização, uma vez que o partido está a trabalhar no sentido de recuperar a coesão interna e o prestígio na arena política nacional.
Fundada em 1954 com o nome inicial União das Populações do Norte de Angola (UPNA), a FNLA foi um dos movimentos nacionalistas angolanos durante a guerra anti colonial junto com o MPLA e a UNITA.
FI/LHE/MDS