Caála - O administrador do município da Caála, Rúben Etome, considerou, quarta-feira, a visão política do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, como um “verdadeiro instrumento” para boa a governação.
O responsável, que falava na abertura das jornadas do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, disse que a visão e o valor patriótico do Fundador da Nação angolana e Poeta Maior devem continuar a ser motivo de inspiração para as actuais e futuras gerações.
Ruben Etome explicou que a vida e a obra do primeiro Estadista angolano demonstram a necessidade e o compromisso da boa governação em prol da população, para além de valorizar a identidade cultural, com foco na unidade nacional dentro de um ambiente social saudável.
Sublinhou que Agostinho Neto evidenciou a necessidade de se construir uma base patriótica sólida, com a colocação dos nobres interesses da Nação acima de qualquer outro.
Perante políticos, religiosos e membros dos órgãos de segurança e ordem interna, o administrador acrescentou que a obra de Neto apresenta uma perspectiva multifacetada, que deve inspirar os jovens para a preservação da paz e da unidade nacional.
Palestras sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, nas escolas e outros pontos de concentração dos jovens e adolescentes deverão marcar as jornadas comemorativas ao Dia do Herói Nacional.
António Agostinho Neto nasceu em Icolo e Bengo a 17 de Setembro de 1922 e morreu em Moscovo a 10 de Setembro de 1979.
Foi médico, escritor e político angolano. Em 1975 proclamou a Independência Nacional e tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. LT/ALH