Huambo – O director dos Registos e Modernização Administrativa na província do Huambo, Abel Lucamba, considerou hoje, quinta-feira, satisfatória a adesão dos cidadãos ao Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP) para actualização dos dados eleitorais.
Abordado pela ANGOP, o responsável informou que a província conta com 40 balcões, distribuídos nos 11 municípios, com uma média diária de três mil cidadãos que, para além do registo eleitoral oficioso, solicitam a emissão do Cartão de Munícipe.
Abel Lucamba disse que, em relação aos primeiros meses do arranque do processo, iniciado em Setembro de 2021, registou-se um aumento acima dos dois mil utentes/dia, como resultado das campanhas de sensibilização sobre a importância da actualização dos dados eleitorais e da emissão do Cartão de Munícipe.
Sem avançar o número de cidadãso registados até ao momento, apontou os municípios do Bailundo, Caála, Huambo e Longonjo como sendo os que mais adesão registam, principalmente nos últimos dias, com a aproximação do término do processo, previsto para o dia 31 de Março.
Para fazer face a esta demanda, disse que foram criadas brigadas de registo nas zonas mais recônditas destas municipalidades, com objectivo de encurtar a distância percorrida pelos cidadãos.
Lembrou que devem aderir ao BUAP cidadãos que deverão participar pela primeira no pleito eleitoral, os que mudaram de residência e os que haviam sido colocados em assembleias de voto distantes das suas moradas.
Nas últimas eleições gerais, realizadas em Agosto de 2017, a província do Huambo contou com a participação de 783 mil 196 eleitores.
Localizada no Planalto Central de Angola, tem uma população estimada em mais de dois milhões e 600 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.