Lobito – A Academia de Polícia Santana André Pitra “Petroff”, localizada na Baía Farta, província de Benguela, formou, ao longo de dois anos de sua existência, oitocentos e noventa e quatro efectivos, em oito acções formativas, soube hoje a ANGOP.
Trata-se de especialistas em informações policiais operativas, comando operacional, transporte, processos migratórios, dentre outros.
Durante a cerimónia de celebração do seu segundo aniversário, esta terça-feira, o director daquela unidade, comissário Manuel Fernandes, destacou, entre as acções, a realização das primeiras jornadas sobre Segurança Pública na província de Benguela.
No domínio da administração organizacional, explicou que foi implementado um modelo de gestão inclusivo e participativo nos processos decisórios internos.
Sobre a gestão do pessoal, referiu que a Academia alcançou uma cifra de 93 por cento dos seus efectivos promovidos e graduados, a que se juntou 84 por cento do efectivo transitado do regime geral da função pública, para o regime especial da carreira profissional da Polícia Nacional.
“A nossa missão é garantir formação técnico profissional de excelência, alinhado aos mais altos padrões da doutrina das ciências policiais”, realçou o comandante
Questionado sobre a distribuição do efectivo depois da sua formação, disse que a unidade forma apenas membros da Polícia a nível nacional e no fim de cada formação, devolve os formandos às suas unidades de origem.
O Comandante Geral da Polícia Nacional, Arnaldo Manuel Carlos, aproveitou para felicitar o efectivo da academia, através de uma mensagem, dizendo que, diante das adversidades resultantes do contexto social que o país vive, a ACADEPOL tem sido um exemplo de verticalidade e dedicação no processo de capacitação técnica das novas gerações de efectivo de sub classe de oficiais de nível intermédio.
"Reiteramos a importância do progresso curricular do programa formativo da ACADEPOL na aposta contínua da investigação científica, bem como na utilização de novas tecnologias, que garantem um melhor serviço policial e o alcance de metas, a nível da região em que ela está inserida”, afirmou.
Na ocasião, foram patenteados efectivos da polícia aos graus de sub-inspector, inspector chefe, intendente e superintendente.
A Academia de Polícia André Pitra “Petroff” foi institucionalizada aos 06 de Outubro de 2020, sob o Decreto Presidencial 152/2019 .