Mavinga – A adesão de cidadãos aos postos de registo e actualização dos dados em zonas de difícil acesso, sobretudo nos municípios de Mavinga e Rivungo, satisfaz o governador do Cuando Cubango, José Martins.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita de constatação da operacionalização do processo eleitoral nestes municípios, o governante disse que, com o apoio da Força Aérea Nacional (FAN), as equipas estão a desdobrar-se para as comunas de Neriquinha (Rivungo), Licua, Luengue o Kutuilo (Mavinga), onde decorre um bom trabalho dos brigadista, um indicador que vai permitir abranger maior número de cidadãos em idade eleitoral, quando faltam apenas cinco dias para o fim do processo.
O governador destacou a necessidade de todos os indivíduos maiores de idade cumprirem com essa tarefa de cidadania que passa pela actualização dos seus dados, condição que os habilitam a exercer o direito de voto nas eleições gerais de Agosto.
José Martins disse que estas visitas permitirão igualmente constatar as condições sociais que a população vive no seu dia-a-dia, a difícil circulação resultante da degradação das estradas, pontes e outras resultantes das enxurradas que se fazem sentir nesta região do país nos últimos dias.
No Cuando Cubango já foram cadastrados cerca de 62 mil cidadãos, nos nove municípios que compõem a província.
Pelos números actuais, o director dos Registos e Modernização Administrativa da província, Nelson Armando, considerou positivo o andamento do processo, sobretudo depois da disponibilização de dois helicópteros da Força Aérea Nacional, que estão a permitir a articulação das equipas móveis, nestas zonas de difícil acesso.
A região dispõe de 30 Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) cujo funcionamento é assegurado por 90 operadores.