Viana – Seiscentos e vinte e cinco efectivos estão inscritos para a frequência do ano formativo do Serviço Penitenciário 2022/2023, aberto hoje segunda-feira no município de Viana, em Luanda.
Na cerimónia de abertura, o secretário de Estado do Interior, Comissário-Chefe José Paulino da Cunha Silva, informou que deste número dos formandos estarão distribuídos com destaque para o 1º curso de Directores de Estabelecimentos Prisionais.
Fazem igualmente parte, cursos de formação de formadores, instrução militar, assim como da especialidade de reabilitação, ordem interna, de segurança e controlo penal, que constituem o plano curricular desta primeira fase.
O secretário de Estado do Interior manifestou-se satisfeito pelo facto dos efectivos em formação serem provenientes dos diferentes pontos do país.
Os cursos serão ministrados por docentes do sistema penitenciário e do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, afecto ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Informou, por outro lado, que o Serviço Penitenciário, com recurso aos demais subsistemas de ensino, deverá continuar a capacitar os seus efectivos, através da formação sucessiva e reciclagens, com vista a melhorar a forma de actuação e a prossecução do interesse público.
O acto, realizado no Instituto de Ciências Penitenciarias, foi prestigiado por responsáveis de distintos órgãos do Ministério do Interior (MININT).