Menongue - O governador do Cuando Cubango, José Martins, disse hoje, terça-feira, que o 4 de Fevereiro de 1961 deve servir de reflexão para os angolanos, em função da importância que a data se reveste para a conquista da Independência Nacional.
Para o governante, que falava na abertura das jornadas a nível dessa região do país, o dia é de extrema importância, tendo em conta que neste marco se manifestou a tenaz vontade do povo angolano, através de bravos combatentes de se libertar das atrocidades do colonialismo português.
Segundo José Martins, Angola hoje está em paz, reconciliado, em que cada angolano procura se relacionar numa convivência sadia.
Convidado a dissertar o tema “o significado histórico do 4 de Fevereiro para Angola”, o historiador Arão Zaqueu Rodrigues disse ser necessário se continuar a honrar os imensos sacrifícios e feitos dos heróis dessa luta.
Defendeu que o exemplo dos heróis daquela gesta patriótica deve servir de incentivo para todos os angolanos.
"Todos devem se sentir , motivandos a participar de forma activa e construtiva no projecto que visa catapultar o país a níveis de desenvolvimento, que permitam elevar o bem-estar das populações e aprofundar a consolidar o Estado democrático e de direito", realçou.