Bruxelas - A União Europeia (UE) enviou hoje dois aviões para o Egipto com quase 115 toneladas de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, que serão distribuídas através da passagem de Rafah, noticiou o site Notícias ao Minuto.
Segundo um comunicado, os aviões partiram de Ostende (Bélgica) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).
O voo saído da Bélgica transportou material médico e do Dubai leva artigos logísticos, tal como frigoríficos e contentores.
São já oito os voos enviados pela UE com ajuda humanitária para a população de Gaza desde o início do conflito entre o Hamas e Israel, em 07 de Outubro.
A UE está ainda a preparar voos adicionais - em colaboração com o Depósito de Resposta Humanitária das Nações Unidas (UNHRD) - e outros parceiros humanitários para transportar ajuda adicional, incluindo artigos de emergência provenientes das reservas de emergência da UE no Dubai e em Brindisi (Itália).
A guerra começou em 07 de Outubro, com um ataque de surpresa realizado pelo movimento islamita Hamas contra o território israelita, que provocou cerca de 1.400 mortos, mais de 5.400 feridos e durante o qual foram feitos mais de 240 reféns.
O ataque levou Israel a declarar guerra e a retaliar com bombardeamentos em Gaza desde então, provocando, de acordo com o Hamas, mais de 10.000 mortos, incluindo mais de 4.100 crianças.
As informações divulgadas pelo Hamas, organização considerada terrorista pela União Europeia (UE) e Estados Unidos, não foram confirmadas de forma independente.CS