Berlim - Subiu para seis o número de mortos no ataque ao mercado de Natal de Magdeburgo, na Alemanha, no dia 20 de Dezembro, divulgou esta segunda-feira fonte judicial, segundo o site Notícias ao Minuto.
Uma mulher de 52 anos morreu no hospital, anunciou a acusação, duas semanas depois do ataque, cujo autor suspeita-se ter sido Taleb Jawad al-Abdulmohsen, um médico saudita de 50 anos que chegou à Alemanha em 2006.
O autor do ataque atropelou com a sua viatura as pessoas que se encontravam no mercado de Natal, provocando também cerca de 200 feridos.
Na segunda-feira, o Governo alemão afirmou que o suspeito do ataque apresenta sinais de perturbações psiquiátricas.
"O que chama a atenção são os milhares de declarações" feitas pelo alegado autor do ataque nas redes sociais "que indiciam uma psique patológica", declarou a ministra do Interior, Nancy Faeser, após uma audição na comissão de Assuntos Internos da Câmara Nacional dos Deputados.
Esta foi a primeira vez que as autoridades alemãs confirmam oficialmente problemas psicológicos do alegado autor do crime, que foi detido no local do ataque.
O autor do ataque, que é conhecido pelas suas opiniões hostis contra o Islão, rompeu com a sua religião e o seu país de origem.
Várias vozes da oposição e alguns meios de comunicação social acusam as autoridades alemães de graves erros de julgamento, uma vez que o alegado autor, actualmente em prisão preventiva, tinha multiplicado previamente os sinais preocupantes.CS