Damasco - Mais de mil quilos de drogas foram confiscados hoje em uma fazenda na província de Deraa, localizada a cerca de 100 quilómetros ao sul desta capital do país, Damasco, perto da fronteira com a Jordânia, noticia a Prensa Latina.
O Ministério do Interior informou que as forças de segurança detectaram um depósito de lixo onde contrabandistas acumulavam drogas, especialmente haxixe, para posteriormente traficarem para a Jordânia.
As autoridades sírias intensificaram as suas acções nas zonas fronteiriças e conseguiram apreender carregamentos de droga em diferentes áreas geográficas nos últimos meses.
Em 15 de Junho, as forças armadas sírias apreenderam grandes quantidades de drogas que seriam traficadas para um terceiro país vizinho através do município desértico de Palmyra.
Segundo as autoridades sírias, só durante 2023, foram detectados cerca de 11.331 actos de consumo e contrabando de drogas e foram confiscados 10.24.166 comprimidos de Captagon.
Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Faisal Al-Mekdad, refutou todas as declarações que acusavam Damasco de facilitar o tráfico de droga e apelou à cooperação internacional para erradicar este fenómeno.
Esclareceu que a guerra e o terrorismo impostos ao país transformaram-no num corredor e zona de tráfico de drogas para a Jordânia e os Estados do Golfo.
O ministro explicou que alguns indivíduos à margem da lei se dedicam ao contrabando de drogas, aproveitando-se de uma forma ou de outra do facto de o exército e as forças de segurança sírios estarem agora imersos na luta contra o terrorismo. JM