Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Seul lidera "campanha provocatória" contra Coreia do Norte, acusa Moscovo

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 15 Outubro de 2024 | 08h38
Bandeira da Coreia do Sul
Bandeira da Coreia do Sul
Divulgação

Moscovo - A Rússia acusou segunda-feira Seul de liderar uma "campanha provocatória imprudente" contra a Coreia do Norte, alvo do lançamento de panfletos de propaganda por 'drones', e de alimentar uma "escalada de tensões" na península.

 

A Rússia e a Coreia do Norte reforçaram em grande escala a sua cooperação desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em Fevereiro de 2022, para grande desagrado da Coreia do Sul, que por sua vez, apoia a Ucrânia no seu conflito armado com Moscovo e adoptou sanções contra o regime de Vladimir Putin, noticia a Reuters. 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou hoje Coreia do Sul de ser responsável pelo "envio de materiais de propaganda por drones" para a Coreia do Norte, um fenómeno que desagrada Pyongyang, que em resposta ordenou às suas tropas que estivessem preparadas para abrir fogo.

"As autoridades sul-coreanas devem levar muito a sério os avisos de Pyongyang e parar de inflamar a situação na península com a sua campanha provocatória irreflectida", frisou a diplomacia russa, em comunicado.

A Rússia acusou a Coreia do Sul de "alimentar uma nova escalada de tensões que poderia levar a verdadeiros incidentes armados", apelando à utilização de "meios políticos e diplomáticos" para alcançar "a paz e a estabilidade a longo prazo na região".

O regime norte-coreano queixa-se de vários voos de 'drones' desde Outubro que lançaram panfletos de propaganda sobre a capital e acusa Seul de ser responsável.

O ministro da Defesa sul-coreano, Kim Yong-hyun, negou qualquer envolvimento, antes de um esclarecimento do Estado-Maior Conjunto sul-coreano (JCS), que declarou "não ser capaz de confirmar se as alegações do Norte, as declarações coreanas eram verdadeiras ou não".

Em reacção à decisão de Pyongyang de colocar as tropas prontas para disparar, os militares da Coreia do Sul declararam-se "completamente prontos".

Os militares sul-coreanos destacaram também hoje que o Norte parece estar a preparar-se para realizar explosões nas estradas que ligam à Coreia do Sul, depois de o regime norte-coreano ter anunciado planos para isolar a fronteira, tornando-a intransitável.

Pyongyang avisou no domingo que mais um 'drone' seria considerado "uma declaração de guerra", de acordo com um porta-voz do Ministério da Defesa norte-coreano citado pela agência oficial KCNA.

A especulação local aponta para grupos militantes na Coreia do Sul que têm um historial de espalhar propaganda e dólares para o Norte, geralmente através de balões.

Embora as duas Coreias permaneçam tecnicamente em guerra, tendo o conflito mortal de 1950 a 1953 resultado num armistício e não num tratado de paz, o comando das Nações Unidas na Coreia, que supervisiona o armistício, declarou ter tomado nota das acusações norte-coreanas.

A Coreia do Norte é ainda acusada por Kiev e pelo ocidente de ter entregado grandes quantidades de munições e mísseis a Moscovo, no âmbito da sua ofensiva na Ucrânia.

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky garantiu no domingo que Pyongyang enviou soldados para combater na Ucrânia ao lado do Exército russo.

O chefe de Estado russo, Vladimir Putin, enviou hoje à Duma (Câmara dos Deputados) o projecto de lei para ratificar o tratado de parceria estratégica entre a Rússia e a Coreia do Norte, que contempla a assistência mútua no caso de um dos dois países sofrer um ataque militar.

"Estou certo de que, através de esforços conjuntos, continuaremos a reforçar sistematicamente a parceria estratégica abrangente entre a Rússia e a República Popular Democrática da Coreia", sublinhou Putin, na altura da assinatura do acordo, durante a visita a Pyongyang, em 19 de Junho.

Segundo Putin, esta política responde aos interesses fundamentais dos povos dos dois países e está em consonância com "a garantia da segurança e da estabilidade na Península Coreana e na região do Nordeste Asiático como um todo". GAR





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+