Kiev - O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, chegou hoje a Kiev, semanas depois de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter apresentado à Casa Branca o 'Plano de Vitória', no qual pede aos aliados medidas para o fortalecimento militar e geopolítico da Ucrânia.
Um vídeo publicado por órgãos de comunicação social ucranianos mostra Lloyd Austin a sair do comboio na estação ferroviária de Kiev.
"Volto à Ucrânia pela quarta vez como secretário da Defesa, demonstrando que os Estados Unidos, juntamente com a comunidade internacional, continuam a apoiar a Ucrânia", escreveu Austin sobre a sua chegada, nas redes sociais.
A viagem do secretário da Defesa a Kiev acontece cerca de duas semanas antes das eleições presidenciais dos EUA, agendadas para o dia 4 de Novembro.
Kiev espera obter o máximo apoio possível da actual administração democrata dos EUA antes das eleições, temendo que o candidato republicano, o ex-presidente Donald Trump, ponha fim à ajuda militar à Ucrânia e tente forçá-la a ceder territórios à Rússia para alcançar a paz. JM