O Exército norte-coreano realizou um "lançamento repentino", sábado, de um Hwasong-15, míssil com segundo maior alcance potencial do seu arsenal e que utilizou pela primeira vez em 2017.
Segundo a agência KCNA, o míssil balístico intercontinental (ICBM) que o regime lançou foi disparado de um ângulo muito pronunciado.
O Departamento Geral de Mísseis lançou o engenho desde o aeroporto internacional de Sunan, em Pyongyang, explica o texto da agência noticiosa estatal.
O ensaio, que ocorreu às 17:22 de sábado (hora local), "foi organizado de forma repentina sem aviso prévio", com base "numa ordem de emergência emitida na madrugada de 18 de fevereiro".
Segundo a KCNA, o projétil percorreu 989 quilómetros durante 1.015 segundos (uma hora e seis minutos) e alcançou um apogeu de 5.768,5 quilómetros, dados que coincidem as revelações no sábado dos exércitos sul-coreano e japonês.
A Coreia do Norte apenas tinha testado o Hwasong-15 uma vez, em novembro de 2017 e em plena escalada de ameaças verbais entre Pyongyang e o então Presidente dos EUA, Donald Trump.