Moscovo - Aeronave com oficiais do comando da força de paz russa enviada para Nagorno-Karabakh aterrou no aeroporto militar de Erebuni, na capital arménia Erevan, além de outras três.
Após Armênia e Azerbaijão assinarem acordo de cessar-fogo e aceitarem a presença de uma força de paz militar russa na região de Nagorno-Karabakh, chegou à Arménia o primeiro avião Il-76 russo com membros da força.
"A aeronave da aviação de transporte militar Il-76 com oficiais do comando de força de paz russa aterrou no aeroporto de Erebuni. Actualmente está em curso a preparação do recebimento dos aviões da aviação de transporte militar com unidades da 15ª Brigada de Manutenção da Paz", disse em comunicado o Ministério da Defesa da Rússia.
Depois da chegada da aeronave, outros três aviões Il-76 aterraram no mesmo aeroporto.
Ainda segundo a Defesa russa, as aeronaves levaram mais de 80 militares, blindados e equipamentos de comunicação.
Anteriormente, a entidade russa havia confirmado o envio inicial de pelo menos quatro aeronaves do modelo Il-76 com soldados da missão de paz.
Sobre o número total de aeronaves que devem ser enviadas para o país, o Centro Nacional de Gerenciamento da Defesa da Rússia disse nesta terça-feira (10):
"Confirmo o gráfico de envio do contingente militar russo em aviões da aviação de transporte militar: 11 aviões executam voos para os aeródromos designados e [outros] 11 aviões estão carregados esperando descolagem", informou o pessoal do serviço do centro durante reporte ao comandante da instituição, o coronel-general Mikhail Mizintsev.
Ao total, a força de paz será formada por 1.960 militares russos munidos com 90 veículos blindados e outros 380 veículos e equipamentos especializados das Forças Armadas da Rússia.
Segunda-feira, os lados conflitantes em Nagorno-Karabakh assinaram declaração pela qual se comprometem a assumir um cessar-fogo, iniciado também no mesmo dia.
Segundo a declaração, as forças militares azeris e arménias deverão interromper as suas operações e se manter nas posições que ocupavam no momento da conclusão do acordo.
Enquanto isso, a força russa deverá observar a manutenção do regime de paz entre Arménia e Azerbaijão.