Bruxelas - Os líderes dos países do G7, reunidos hoje por videoconferência, comprometeram-se a reforçar a "cooperação" para "prestar mais ajuda humanitária aos palestinianos em Gaza".
"Reforçaremos a nossa cooperação (...) para prestar mais ajuda humanitária aos palestinianos", afirmaram os países do G7 num comunicado de imprensa conjunto divulgado pela Presidência italiana.
Os líderes das sete democracias mais ricas do mundo - EUA, França, Alemanha, Reino Unido, Japão, Canadá e Itália - iniciaram as discussões às 16h00 (13h00 GMT), sob a presidência da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.
O Médio Oriente enfrenta um momento de tensão acrescida depois de o Irão ter lançado mais de 300 drones, mísseis e mísseis balísticos no primeiro ataque deste tipo a Israel a partir de solo iraniano, no sábado à noite, e a resposta israelita ainda está por ver.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou esta manhã que iria convocar uma reunião do G7 para coordenar uma resposta diplomática, depois de ter garantido o seu apoio a Israel e de ter afirmado que as forças norte-americanas tinham ajudado a travar o ataque iraniano. JM