Teerão - Irão inaugurou o primeiro navio de guerra com capacidade para transportar drones, uma embarcação militar capaz de operar em oceanos distantes, informou a agência oficial de notícias IRNA.
O navio, tripulado pela Marinha da Guarda Revolucionária, pode transportar vários esquadrões de drones, bem como helicópteros e mísseis de cruzeiro.
O navio denominado "Shahid Bagheri" é capaz de lançar mísseis de cruzeiro, indica a agência IRNA.
Com uma pista de 180 metros de comprimento para aparelhos aéreos não tripulados (drones), o navio pode viajar até 22 mil milhas náuticas sem precisar de reabastecer em portos.
Segundo o relatório citado pela IRNA, o navio foi convertido a partir de uma embarcação comercial e, de acordo com a agência oficial, vai aumentar o poder de dissuasão do Irão.
As imagens transmitidas pela televisão estatal mostraram pelo menos quatro helicópteros e três drones na pista do navio.
O chefe da Guarda Revolucionária, general Hossein Salami, disse na cerimónia de lançamento do navio de guerra que a nova embarcação pode viajar de forma independente durante um ano.
O Irão precisa de aumentar a sua capacidade de dissuasão para evitar a guerra, disse o general Salami, sublinhando que o Irão não deseja entrar em guerra com nenhum país.
"O Irão não é considerado uma ameaça para qualquer país, mas não nos curvamos perante a ameaça de qualquer potência", disse Salami.
O chefe da marinha da Guarda, almirante Ali Reza Tangsiri, disse que foram necessários mais de dois anos para construir este novo navio de guerra. GAR