Nova Delhi - A Índia e o Bangladesh reforçaram hoje as relações no domínio da defesa, com a assinatura de acordos que expandem a cooperação nos sectores da segurança marítima, economia oceânica, espaço e telecomunicações, noticiou o site Notícias ao Minuto.
Os acordos foram assinados durante a visita do primeiro-ministro do Bangladesh, Sheikh Hasina, à Índia, o primeiro líder estrangeiro a visitar Nova Delhi desde que Narendra Modi renovou a titularidade do cargo de primeiro-ministro para um terceiro mandato, nas eleições de há duas semanas.
O reforço das relações coincide ainda com o desejo de Nova Delhi em apresentar-se como uma potência regional e um contrapeso a China.
Modi congratulou-se com a decisão do Bangladesh de aderir à sua Iniciativa dos Oceanos do Indo-Pacífico para alargar e facilitar a cooperação regional dos vizinhos marítimos da Índia.
O primeiro-ministro indiano afirmou que os acordos com Daca fazem parte da abordagem de vizinhança do seu país.
O chefe do Governo bengali reuniu-se também com líderes da indústria indiana e convidou-os a investir no Bangladesh, que planeia desenvolver portos, vias navegáveis, caminhos-de-ferro e ligações rodoviárias de maior dimensão.
A Índia emprestou ao Bangladesh oito mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros) nos últimos oito anos, para ajudar a expandir as infra-estruturas.
A Índia é o maior destino das exportações do Bangladesh na Ásia, com o comércio entre os dois países a atingir 15,9 mil milhões de dólares (14,8 mil milhões de euros) no exercício financeiro de 2022-23.
Nova Delhi exporta principalmente algodão, veículos motorizados, açúcar, ferro, aço, alumínio, equipamento eléctrico e electrónico para o Bangladesh, de onde importa cereais, papel e cartão para pasta de papel, cimento e peles em bruto. DSC/AM