Nova Delhi - A Índia entregou este domingo 38,5 toneladas de material médico e de socorro na região egípcia do Sinai para palestinianos na Faixa de Gaza, anunciou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano.
Um avião Boeing C-17 da Força Aérea indiana "transportando cerca de 6,5 toneladas de ajuda médica e 32 toneladas de materiais de socorro para o povo da Palestina descolou em direcção ao aeroporto egípcio de El Arish", especificou Arindam Bagchi.
A Índia condenou o grupo islamita Hamas pelo "ataque terrorista" contra Israel desencadeado em 07 de Outubro, mas reiterou a sua posição de longa data a favor de um estado palestiniano independente.
O Hamas lançou em 07 de Outubro um ataque surpresa contra o sul de Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, fazendo duas centenas de reféns.
Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, movimento que controla a Faixa de Gaza desde 2007 e que é classificado como terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, bombardeando várias infraestruturas do grupo na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e electricidade.
O conflito já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios.Moy/CS