Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Harris mantém vantagem mas Trump ganha popularidade nas sondagens

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 19 Outubro de 2024 | 09h25
Vice Presidente dos EUA, Kamala Harris
Vice Presidente dos EUA, Kamala Harris
Divulgação

Washington - A democrata Kamala Harris mantém uma ligeira vantagem sobre Donald Trump nas sondagens para as presidenciais de Novembro, mas o candidato republicano está a ter mais opiniões favoráveis, segundo a Lusa.

A média de sondagens para as eleições presidenciais norte-americanas, elaborada pelo 'site' Fivethirtyeight, indica que Kamala Harris continua com cerca de dois pontos de vantagem sobre Trump (48,4% contra 46,3%), no final desta semana. 

Contudo, quando se pergunta aos eleitores sobre a opinião que têm da candidata democrata, são já mais os que assumem uma perspectiva desfavorável (47,2%) do que favorável (46,5%).

Em Junho, Harris tinha uma posição de opinião favorável em 53,6% dos eleitores contra 36,8% de opinião desfavorável.

Em contramão, Trump tem vindo a subir positivamente na percepção dos eleitores, embora ainda continue com uma maioria de opiniões desfavoráveis (52,7%) contra as opiniões favoráveis (43,1%).

Um outro dado que está a preocupar o Partido Democrata é que as sondagens indicam que, nas eleições para a Câmara de Representantes e para o Senado, no Congresso dos Estados Unidos, os republicanos ameaçam poder vir a controlar ambas as câmaras.

A média de sondagens nacionais mostram os democratas a perder a vantagem confortável que tinham em Setembro, estando agora apenas um ponto à frente dos republicanos (46,9% contra 45,9%).

Os analistas consideram que a campanha democrata está a perder uma parte importante da carga de entusiasmo que obteve quando o Presidente Joe Biden anunciou que abandonava a corrida presidencial em favor de Kamala Harris.

Por outro lado, os republicanos parecem beneficiar de uma correcção na estratégia da caravana de Donald Trump, que está a apostar fortemente nos estados-chave, que podem vir a decidir o resultado final das eleições.

Entretanto, gastando todos os cêntimos do seu orçamento de campanha em iniciativas de angariação de votos junto das minorias que podem vir a ser decisivas.

Por outro lado, a candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, fará as primeiras aparições de campanha com Barack e Michelle Obama, duas populares figuras do partido, em eventos de angariação de votos na Georgia e no Michigan.

Se o ex-Presidente Barack Obama já tinha aparecido ao lado da actual vice-Presidente em campanha, esta será a primeira vez que a ex-primeira-dama Michelle Obama estará ao lado da candidata democrata. 

Harris deverá comparecer com Barack na Georgia, no dia 24 de Outubro, e com Michelle no Michigan, no dia 26 de Outubro.

O ex-Presidente fez recentemente campanha por Harris em Pittsburgh e tem apresentações marcadas para sexta-feira e sábado no Arizona e no Nevada, respectivamente, e na próxima semana no Wisconsin e no Michigan.

A votação antecipada será aberta em todo o estado do Michigan em 26 de Outubro, e Harris e a ex-primeira-dama vão encorajar os seus apoiantes a votar o mais rapidamente possível.

Na Georgia, onde a votação antecipada começou na passada terça-feira, mais de 310 mil pessoas votaram no primeiro dia, um valor recorde.

Os Obama apoiaram Harris em Julho e discursaram na Convenção Nacional Democrata em Agosto, em Chicago.

Michelle Obama será também a atracção principal de um comício em Atlanta, Georgia, em 29 de Outubro, três dias depois de se ter juntado a Harris no Michigan.

O comício que contará com celebridades e líderes cívicos, está a ser organizado pela When We All Vote, uma organização apartidária de envolvimento cívico que a ex-primeira-dama fundou em 2018 para chegar às pessoas com menos probabilidade de se envolverem na política e nas eleições.

Entre os famosos deste grupo estão os jogadores da NBA Stephen Curry e Chris Paul; as artistas musicais Jennifer Lopez e Janelle Monáe; o influenciador de beleza Bretman Rock; e os actores Tom Hanks, Selena Gomez, Lin-Manuel Miranda e Kerry Washington.

A amizade entre Harris e os Obama remonta há 20 anos quando o ex-Presidente e o actual vice-Presidente se conheceram durante a sua campanha para o Senado dos EUA. GAR



Tags


Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+