Moscovo - António Guterres, secretário-geral da ONU, já chegou à Rússia para participar na cimeira dos BRICS, que esta terça-feira se iniciou na cidade de Kazan, e onde está previsto que se reúna com o presidente russo, Vladimir Putin.
Farhan Haq, porta-voz adjunto de Guterres, confirmou, terça-feira, a reunião entre ambos, salientando que o líder da ONU manterá também encontros com outros líderes presentes na cimeira, segundo a Agência Reuters.
Depende da sua disponibilidade, uma vez que essa é "uma das principais razões para a sua presença".
Esta será a primeira vez que Guterres e Putin se encontrarão desde a invasão russa da Ucrânia, em Fevereiro de 2022.
O porta-voz assumiu que Guterres vai transmitir a Putin "a sua posição bem conhecida sobre a guerra na Ucrânia e as condições para uma paz justa baseada na carta fundadora e nas resoluções da ONU", referindo-se à integridade territorial e à soberania da Ucrânia.
O secretário-geral da ONU vai estar presente na cimeira dos BRICS, hoje iniciada na cidade russa de Kazan, estando previsto reunir-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou o porta-voz adjunto de António Guterres.
O grupo BRICS, inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, expandiu-se este ano para nove membros com a integração do Irão, Egipto, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Veja as imagens da chegada de António Guterres a Kazan na galeria acima. GAR