Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Guerra Rússia-Ucrânia: Síntese de notícias

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 15 Outubro de 2024 | 20h17

Rússia atinge aeródromo ucraniano com míssil hipersónico

(Fonte: Lusa)

Kiev - A Rússia lançou hoje três mísseis hipersónicos 'Kinzhal' contra a Ucrânia, um dos quais atingiu um aeródromo enquanto os outros foram abatidos pela defesa aérea ucraniana, indicou a Força Aérea ucraniana.

"Um dos três 'Kinzhals' atingiu a área do aeródromo de Starokostiantiniv, no 'oblast' (subdivisão administrativa e territorial) de Khmelnitsky", explicou a Força Aérea de Kiev, referindo-se à base militar ucraniana localizada na referida região do oeste da Ucrânia, que é frequentemente alvo dos ataques russos.

Os mísseis hipersónicos 'Kinzhal' - que em russo significa "punhal" - são particularmente difíceis de interceptar e o processo é bastante dispendioso, sendo preciso ter sistemas antiaéreos muito sofisticados, como os 'Patriot', de fabrico norte-americano.

PM da Eslováquia promete impedir candidatura da Ucrânia à NATO

(Fonte: Euronews)

Bratislava - O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, que tem acusado em várias ocasiões o Ocidente de alimentar o conflito na guerra Rússia-Ucrânia, afirmou hoje que o seu país vai impedir a entrada dos ucranianos na NATO.

"Vou dar instruções aos legisladores sob o meu controlo, enquanto presidente do partido (Smer, no poder), para nunca concordarem com a adesão da Ucrânia à NATO", disse numa entrevista ao canal de televisão STVR, no domingo.

"A adesão da Ucrânia à NATO seria uma boa base para uma terceira guerra mundial", acrescentou Fico, que tem sido um crítico do apoio militar e financeiro do Ocidente à Ucrânia.

Países Baixos investirão 400 milhões de euros para fabrico de drones para Ucrânia

(Fonte: Euronews)

Kiev - O ministro da Defesa neerlandês, Ruben Brekelmans, anunciou que os Países Baixos vão investir 400 milhões de euros num programa de desenvolvimento de drones para a Ucrânia.

O governante revelou o facto durante uma visita surpresa efectuada no domingo a capital ucraniana (Kiev), esclarecendo que cerca de metade do investimento será gasto nos Países Baixos, sendo o restante dividido entre a Ucrânia e outros países.

"O programa de desenvolvimento de drones para a Ucrânia será centrado em diferentes tipos de drones: drones de vigilância, drones mais defensivos, mas também drones de ataque, uma vez que a Ucrânia necessita de drones mais ofensivos para atacar instalações militares", disse Brekelmans.

Holanda confirma entrega de F-16 a Ucrânia

(Fonte: Jornal Txopela)

Kiev - Os primeiros caças F-16 doados pela Holanda já se encontram na Ucrânia, com vista a fortalecer a força aérea deste país na guerra que enfrenta com a Rússia, soube-se de fonte oficial.

O ministro da Defesa holandês, Ruben Brekelmans, confirmou o facto no domingo durante uma visita a capital ucraniana, mas não revelou as quantidades limitando afirmar que os aparelhos fazem parte de um lote aviões de combate que o seu país prometeu a Ucrânia, há mais de um ano.

Ataque hacker interrompe transmissão de TVs russas no aniversário de Putin

(Fonte: Reuters)

Moscovo - A empresa estatal de imprensa russa VGTRK, que possui e opera as principais estações de TV do país, foi nesta segunda-feira alvo de um ataque cibernético, que, segundo uma fonte do governo ucraniano, foi causado por hackers ucraniano, cujo país enfrenta uma guerra com a Rússia desde 2022.

"Nossa holding de media estatal, uma das maiores, enfrentou um ataque de hackers sem precedentes em sua infra-estrutura digital", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres, afirmando que a VGTRK trabalhava para superar as consequências.

Tribunal russo condena americano de ser mercenário na Ucrânia

(Fonte: AFP)

Moscovo - Um tribunal russo condenou nesta segunda-feira a quase sete anos de prisão um americano de 72 anos, acusado de ser mercenário a combater para a Ucrânia, que está em guerra com a Rússia.

Stephen Hubbard estava preso desde 2 de Abril de 2022, pouco depois do início da ofensiva russa na Ucrânia, mas o seu caso só se tornou público em 27 de Setembro deste ano, quando começou o julgamento em Moscovo. DSC/JM





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+