Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Guerra Israel-Hamas: Síntese de notícias

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 10 Outubro de 2024 | 21h54
Faixa de Gaza em destroços
Faixa de Gaza em destroços
DR

Ex-PM israelita Olmert apela ao fim de diplomacia "hipócrita" europeia

Fonte: Reuters)

Madrid - O ex-primeiro-ministro de Israel Ehud Olmert pediu hoje à União Europeia (UE) para abandonar a diplomacia tradicional, amável e hipócrita em relação ao Médio Oriente, por ser urgente parar a guerra na região.

"Temos de começar a fazer alguma coisa extraordinária e não continuar a actuar da forma diplomática tradicional, educada, comedida, simpática, gentil. Deixemos de ser cavalheiros, isto é uma guerra, temos de a parar e fazer a paz", disse Ehud Olmert, em Madrid, onde participou numa conferência do Real Instituto Elcano junto ao antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Autoridade Palestiniana Nasser al Kidwa.

Ehud Olmert e Nasser al Kidwa têm um plano de paz conjunto para o Médio Oriente e ambos defendem que a única solução para a região e para alcançar a paz a longo prazo é a concretização dos dois Estados (Palestina e Israel).

Dois soldados da ONU feridos por disparos israelitas no Líbano

(Fonte: Notícias ao Minuto)

Beirute - A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) acusou hoje o exército israelita de ter atingido o seu quartel-general no sul do Líbano, ferindo dois soldados.

“Esta manhã, dois soldados da paz ficaram feridos depois de um tanque Merkava das IDF (Forças de Defesa de Israel) ter disparado contra uma torre de observação no quartel-general da FINUL em Naqoura", disse a missão num comunicado.

Ministro da defesa italiana reprova ataque contra a Unifil

(Fonte: ANSA)

Roma - O ministro da defesa da Itália, Guido Crosetto, definiu como "intoleráveis" os ataques de Israel contra bases da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil), ocorrido na noite da última quarta-feira em Naqoura, onde dois soldados indonésios ficaram feridos.

"Esses incidentes são intoleráveis e devem ser decisivamente evitados. Por tal motivo, protestei com meu homólogo israelita (Yoav Gallant)", disse Crosetto, acrescentando que enviou um comunicado formal à ONU para sublinhar a "inaceitabilidade do que está ocorrendo no sul do Líbano".

Inquérito da ONU acusa Israel de destruir sistema de saúde de Gaza

(Fonte: Lusa)

Gaza - Investigadores da ONU acusaram hoje Israel de atacar deliberadamente instalações de saúde na Faixa de Gaza, enquanto os militares torturavam e matavam pessoal médico, considerando de "crimes contra a humanidade".

"Israel está a implementar uma política concertada de destruição do sistema de saúde de Gaza como parte da sua ofensiva mais ampla em Gaza", disse a Comissão Internacional Independente de Inquérito das Nações Unidas num comunicado hoje divulgado.

Chanceler alemão volta a enviar armas para Israel

(Fonte: Notícias ao Minuto)

Berlim - O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou hoje que vai entregar novo carregamento de armas alemãs a Israel, seguindo uma linha contrária à de vários Estados europeus, como a França, cujo Presidente apelou a um embargo para forçar um cessar-fogo em Gaza.

"Tomámos, no Governo, decisões que irão garantir que haverá mais entregas (de armas) em breve", afirmou Olaf Scholz à Câmara dos Representantes, durante um debate sobre o ataque do grupo islamita palestiniano Hamas a Israel, a 7 de Outubro de 2023.

Israel promete retaliar contra Irão após ataques na semana passada

(Fonte: CNN)

Telavive - Israel prometeu retaliar contra o ataque do Irão na semana passada, apesar de os Estados Unidos terem instado o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a usar cautela, durante uma conversa telefónica na quarta-feira entre os dois líderes.

O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, avisou que a retaliação de Israel a um ataque com mísseis iranianos contra o seu território na semana passada será "letal".

Num discurso proferido perante as tropas israelitas, Gallant afirmou que o ataque iria apanhar o Irão desprevenido, embora não tenha fornecido mais pormenores sobre a dimensão do ataque alegadamente planeado. "Eles não vão entender o que aconteceu e como aconteceu", disse Gallant.

Médicos Sem Fronteiras encerram duas clínicas no Líbano

(Fonte: Lusa)

Beirute - A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou hoje ter encerrado duas das suas clínicas em Beirute e no nordeste do Líbano, devido aos ataques israelitas no país, que mataram pelo menos 50 paramédicos nas últimas duas semanas.

"Os MSF foram obrigados a encerrar completamente a sua clínica no campo palestiniano de Burj al-Barajneh, nos subúrbios do sul de Beirute, e a suspender temporariamente as suas actividades em Baalbek-Hermel, no nordeste do Líbano", disse a organização não-governamental (ONG) num comunicado, em que sublinhou que ambas as zonas foram "gravemente afectadas pelos ataques". DSC/JM





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+