Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Guerra Israel-Hamas: Síntese de Notíciais

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 15 Outubro de 2024 | 20h17
Faixa de Gaza em destroços
Faixa de Gaza em destroços
DR

Israel diz que 180 projécteis penetraram no país disparados pelo Irão

(Fonte: Lusa)

Telavive - As Forças de Defesa de Israel (FDI) adiantaram hoje à agência EFE que entraram "aproximadamente 180 projécteis" em território israelita durante o ataque do Irão na terça-feira, sem registo de vítimas até ao momento no centro e sul de Israel.

As forças israelitas revelaram, em comunicado, que "os sistemas identificaram aproximadamente 180 mísseis disparados do Irão contra território israelita", noticiou também a agência France-Presse (AFP), que confirmou o número junto de fonte de segurança israelita, adiantando que "a maioria dos mísseis" foram interceptados.

PM israelita afirma que Irão cometeu grande erro ao atacar o seu país

(Fonte: Notícias ao Minuto)

Telavive - O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que o Irão "cometeu um erro grave" ao atacar o seu país e que "pagará o preço", estando Israel determinado em responsabilizar os seus inimigos.

"O regime iraniano não compreende a nossa determinação em nos defender e responsabilizar os nossos inimigos", frisou o governante, num discurso em vídeo na noite de terça-feira.

Israel declara António Guterres “persona non grata”

Presidência italiana do G7 convoca reunião de líderes

(Fonte: Notícias ao Minuto)

Roma - A Presidência italiana do G7 convocou para hoje uma reunião de líderes para discutir o agravamento da situação no Médio Oriente, após o ataque com mísseis do Irão contra Israel, anunciou a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

"A Itália continuará a esforçar-se por encontrar uma solução diplomática, também na sua qualidade de presidente do G7. Convoquei uma reunião de líderes para hoje à tarde, à luz do agravamento da situação no Médio Oriente", anunciou Meloni, na abertura de um Conselho de Ministros que decorreu em Roma.

A reunião, que irá realizar-se por videoconferência, deverá juntar os líderes dos países que formam o G7: Itália, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido.

Irão acusa EUA e países europeus de causarem problemas na região

(Fonte: Notícias ao Minuto)

Teerão - O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, acusou hoje os Estados Unidos e "alguns países europeus" de serem "a principal causa" dos problemas no Médio Oriente.

“A principal causa dos problemas desta região, que provoca conflitos, guerras, preocupações e hostilidades, deriva da presença das mesmas pessoas que afirmam defender a paz e a tranquilidade na região. Ou seja, os Estados Unidos e alguns países europeus", afirmou.

Khamenei sublinhou que se estes países saírem da região, "sem dúvida que estes conflitos, guerras e confrontos terminarão". Os países da região governar-se-ão a si próprios, administrarão a região e viverão juntos em paz, bem-estar e prosperidade", sublinhou o líder iraniano.

Papa convoca para 7 de Outubro jornada de oração pela paz

(Fonte: Notícias ao Minuto)

Cidade do Vaticano - O Papa Francisco convocou para segunda-feira, dia 07 de Outubro, uma jornada de oração e jejum pela paz no mundo, precisamente um ano depois do ataque do grupo islamita palestiniano Hamas contra Israel que desencadeou a guerra em Gaza.

"Uma proclamação de paz é particularmente necessária nesta hora dramática da nossa história, quando os ventos da guerra continuam a devastar povos e nações inteiras", afirmou Francisco, prosseguindo: "Vamos dirigir-nos a uma súplica efusiva pela paz”.

Hoje, durante uma missa celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa convidou os católicos do mundo a participarem numa jornada de oração, jejum e penitência no dia 7 de Outubro, frisando que a data em questão "transformou-se num símbolo do drama que se vive actualmente".

Pelo menos 32 mortos em ataques israelitas no sul de Gaza

(Fonte: Lusa)

Gaza - Pelo menos 32 pessoas, incluindo várias mulheres e crianças, morreram e dezenas ficaram feridas em ataques israelitas no sul de Gaza, na terça-feira à noite e hoje, segundo autoridades médicas palestinianas.

O Hospital Europeu de Khan Younis recebeu os corpos das vítimas após pesados ataques aéreos israelitas e operações terrestres na cidade.

Irão usou mísseis supersónicas contra Israel

(Fonte: UOL)

Teerão - O exército iraniano confirmou nesta quarta-feira que, pela primeira vez, utilizou mísseis hipersónicos no ataque de terça-feira contra Israel, entre os cerca de 200 projécteis disparados.

Trata-se do modelo hipersónico Fattah, que pode-se mover dentro e acima da atmosfera terrestre e capaz de percorrer uma distância de 1.400 quilómetros.

Em pronunciamento na televisão iraniana, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irão, Mohammad Bagheri, afirmou que a operação foi encerrada e os seus objectivos atingidos.

Guterres diz que condenou implicitamente o Irão logo após ataque

(Fonte: Lusa)

Nova Iorque - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reagiu hoje às críticas de Israel sob a sua reacção ao ataque do Irão, afirmando ter condenado implicitamente o regime iraniano numa declaração divulgada na noite de terça-feira.

"Tal como fiz em relação ao ataque iraniano de Abril, e como deveria ter sido óbvio que fiz ontem (terça-feira) no contexto da condenação que expressei, condeno veementemente o ataque massivo com mísseis do Irão contra Israel", sublinhou Guterres durante uma reunião do Conselho de Segurança hoje realizada na ONU. DSC/JM





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+