Ancara - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, este domingo, que os terroristas "nunca terão sucesso" no país, em reacção a um ataque perpetrado na manhã de hoje, junto ao Ministério do Interior turco, em Ancara.
"O acto terrorista de hoje em Ancara, no qual dois criminosos foram neutralizados graças à intervenção oportuna da polícia, é o último sinal de terrorismo", afirmou Erdogan, citado pela Al Jazeera, durante um discurso no parlamento.
"Os terroristas que tentam destruir a paz e a segurança dos cidadãos nunca terão sucesso", acrescentou.
Recorde-se que em causa está um ataque à bomba, perpetrado por dois homens. Um dos atacantes morreu na explosão e o outro foi morto, posteriormente, pelas autoridades locais. Dois polícias ficaram feridos.
Nas últimas horas, a comunidade internacional condenou o sucedido, havendo também reacções por parte dos líderes da União Europeia (UE).
"Chocado com o ataque terrorista em Ancara, Turquia, esta manhã. Condenamos veementemente esta tentativa covarde de infligir ferimentos e morte ao povo turco. Os meus pensamentos e solidariedade estão com as vítimas e as suas famílias e a Turquia", escreveu o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter).
O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, também expressou "solidariedade" para com o país.
"A UE condena o ataque terrorista ao Ministério do Interior turco, em Ancara, que feriu vários polícias. Expressamos solidariedade à Turquia e desejamos uma rápida recuperação aos feridos", disse Borrell, na mesma rede social.
Outros países como a Suécia, Egipto, Arábia Saudita e Albânia também lamentaram o ataque.
O ataque, o primeiro em Ancara desde 2016, ainda não foi reivindicado. GAR