Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Confirmada recusa da candidatura presidencial defensora da paz na Ucrânia

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 27 Dezembro de 2023 | 16h51

Kiev - Uma política independente russa que apelou à paz na Ucrânia perdeu hoje o recurso judicial contra a recusa das autoridades eleitorais em aceitar a sua nomeação para a corrida presidencial do país, escrutínio agendado para Março de 2024.

A antiga deputada regional, ex-jornalista e advogada Yekaterina Duntsova, que defendeu uma Rússia "humanitária, pacífica, amigável e pronta a cooperar com todos, com base no princípio do respeito" viu, no fim-de-semana passado, a Comissão Eleitoral Central recusar-se a aceitar a sua nomeação a candidata presidencial, apresentada por um grupo de apoiantes, alegando erros nos documentos, incluindo de ortografia.

Interposto um recurso, o Supremo Tribunal da Rússia reiterou hoje a decisão da comissão, tendo Duntsova anunciado após a deliberação que vai trabalhar na criação do seu próprio partido político, que representará "paz, liberdade e democracia".

"Conquistaremos o direito de viver sem medo, falar livremente e ter confiança no futuro", disse, numa mensagem publicada numa rede social.

Duntsova pediu aos líderes do partido político liberal Yabloko que a nomeassem como candidata, mas o seu fundador, Grigory Yavlinsky, rejeitou a ideia.

O controlo apertado que o Presidente russo, Vladimir Putin, estabeleceu durante os 24 anos que está no poder torna a sua reeleição nas eleições presidenciais de Março praticamente garantida.

Críticos proeminentes que poderiam desafiá-lo estão na prisão ou vivem exilados no estrangeiro e a maioria dos meios de comunicação independentes foi proibida.

Alguns partidos russos nomearam já os seus candidatos, mas nenhum deles apresenta-se como um adversário de facto para Putin.

O Partido Comunista Russo, a segunda maior força política representada na câmara baixa do parlamento, a Duma Estatal, nomeou o deputado veterano Nikolai Kharitonov.

Kharitonov tornou-se hoje oficialmente candidato à presidência da Rússia ao apresentar os seus documentos à Comissão Eleitoral Central.

O político, de 75 anos, foi aprovado como candidato presidencial no sábado, no congresso do partido, que apoia a campanha militar na Ucrânia.

O comunista já participou nas eleições presidenciais russas de 2004, nas quais ficou em segundo lugar com 13,69% dos votos.

Espera-se que a comissão eleitoral registe Kharitonov como candidato, apesar de o jornal 'online' Meduza avançar hoje que o Kremlin (Presidência russa) não está satisfeito com a recusa do líder comunista, Guennadi Ziuganov, em participar nas eleições.

Os comunistas e outras facções na Duma representam apenas uma oposição simbólica e geralmente apoiam as propostas de Putin.

Ainda assim, o partido Iniciativa Cívica que não está representado na Duma - apoiou a nomeação do candidato independente Boris Nadezhdin, que se pronunciou contra as acções da Rússia na Ucrânia, mas ainda não conseguiu recolher assinaturas suficientes para se qualificar para a corrida, condição para a qual Yekaterina Duntsova pediu ajuda aos seus apoiantes.

Putin concorre como independente e a sua equipa de campanha, juntamente com ramos do partido governante Rússia Unida e uma coligação política chamada Frente Popular, começaram a recolher assinaturas de apoio à sua candidatura.

Segundo a lei russa, os candidatos independentes devem ser nomeados por pelo menos 500 apoiantes e têm de reunir pelo menos 300 mil assinaturas de 40 regiões ou mais.

A gestão política de Putin, de 71 anos, é, segundo sondagens oficiais, aprovada por 80% dos russos, sendo esperado que vença as eleições com mais votos do que em 2018, quando conquistou mais de 76% dos eleitores. AM/JM





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+