Kazan, Rússia - Todos os países membros do BRICS têm uma influência positiva na estabilidade global, disse hoje o Presidente russo, Vladimir Putin, na reunião do grupo que decorre em Kazan.
Segundo Putin, todos os Estados defendem a igualdade, a boa vizinhança e o respeito mútuo, ideais de amizade e harmonia, prosperidade e bem-estar universais, bem como demonstram responsabilidade pelo futuro do mundo e exercem uma influência verdadeiramente positiva na estabilidade e na segurança global.
Da mesma forma, prosseguiu o Presidente russo ao discursar na abertura da cimeira na qualidade de anfitrião, os BRICS dão uma contribuição significativa para a solução de problemas regionais agudos.
Putin enfatizou igualmente que esta é a essência da estratégia do curso do BRICS na arena global.
Ao mesmo tempo, observou o líder russo, este caminho responde às aspirações da maioria da comunidade internacional, a chamada maioria mundial.
“E é precisamente esta direcção que é especialmente necessária nas condições actuais, quando o mundo vive mudanças verdadeiramente fundamentais”, sublinhou o chefe de Estado.
Durante a cerimónia de abertura da cimeira, Putin observou que todos os Estados testemunham o desenvolvimento dinâmico do grupo Brics, o que reforça a sua autoridade e influência nos assuntos mundiais.
Afirmou que os estados membros têm também um potencial político, económico, científico, tecnológico e humano verdadeiramente enorme e, ao mesmo tempo, estão unidos por valores comuns e pela mesma visão de mundo.
Concluiu que seria justo dizer que os BRICS incluem países soberanos com ideias semelhantes, modelos de desenvolvimento, religiões, civilizações e culturas com carácter distintivo. JM