Brasília - O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a homóloga mexicana, Claudia Sheinbaum, expressaram o desejo de "cultivar relações produtivas" com os Estados Unidos, na sequência da tomada de posse de Donald Trump.
De acordo com um comunicado da presidência brasileira, numa conversa telefónica os dois líderes "reafirmaram o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos, a fim de manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região".
De acordo com o comunicado, Lula da Silva e Sheinbaum, ambos da esquerda latino-americana, também "destacaram a importância de fortalecer fóruns como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)", que exclui os Estados Unidos e o Canadá, e "de manter contactos regulares para ampliar a coordenação entre o Brasil e o México".
A nota também destacou o "excelente momento" da relação bilateral e lembrou que Lula da Silva convidou Sheinbaum para visitar o Brasil, a fim de dar "um impulso adicional" aos laços entre os dois países.CS