Riad - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, chegou hoje a Riad para promover uma possível normalização entre Israel e a Arábia Saudita, antes de uma reunião em Londres, sexta-feira, com os chefes da diplomacia árabe sobre as guerras no Médio Oriente.
Antes de partir de Telavive para Riad, Antony Blinken apelou às autoridades israelitas para que aproveitassem a "oportunidade incrível" de normalizar as relações com a Arábia Saudita, num momento em que Israel está em guerra com o Hamas palestiniano, em Gaza, e com o Hezbollah libanês pró-iraniano, no Líbano.
"Apesar do que está a acontecer, esta continua a ser uma oportunidade incrível nesta região para avançar numa direcção totalmente diferente que ofereça um caminho sustentável para a segurança de Israel e para o seu lugar na região. A Arábia Saudita estaria no centro deste processo, que inclui uma potencial normalização das relações com Israel", afirmou o chefe da diplomacia norte-americana que tem estado nos últimos dias na região do Médio Oriente.
Esta é a 11.ª viagem de Blinken à região desde 07 de Outubro de 2023, data do início da guerra em Gaza desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano Hamas a Israel.
A guerra na Faixa de Gaza suspendeu as tentativas de chegar a um acordo que permitiria à Arábia Saudita, onde se encontram os locais mais sagrados do Islão, reconhecer Israel em troca, entre outras coisas, de um pacto de defesa com Washington e da assistência dos Estados Unidos a um programa nuclear civil.
Em Telavive, o chefe da diplomacia norte-americana afirmou que ser "agora o momento" para pôr fim à guerra em Gaza, depois de Israel ter atingido "a maioria dos seus objectivos estratégicos".
Blinken não anunciou, no entanto, o reinício das negociações de um possível cessar-fogo, duas semanas antes das eleições presidenciais norte-americanas e após meses de esforços diplomáticos infrutíferos.
Hoje, pouco antes de Blinken deixar Telavive, as sirenes de ataque aéreo ecoaram pela capital israelita. O fumo, aparentemente de um projéctil interceptado, podia ser visto no céu acima do hotel onde Blinken esteve hospedado, segundo relataram as agências internacionais.
Blinken irá encontrar-se na sexta-feira com os chefes da diplomacia árabe em Londres para discutir as guerras de Israel contra o Hamas e o Hezbollah, anunciou hoje o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.
Matthew Miller disse aos jornalistas que Blinken irá reunir-se com os chefes de diplomacia árabes após conversações no Qatar, na quinta-feira, sem especificar quais os ministros com quem irá encontrar-se na capital britânica.CS