Bruxelas - O Ministério da Defesa do Reino Unido revelou hoje que vão ser entregues "mais de 1.000 detectores de metal Vallon e 100 kits de desarmamento de bombas nas próximas semanas'' à Ucrânia.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, enviou uma mensagem de apoio ao povo ucraniano, na manhã desta sexta-feira, dia em que o Ministério da Defesa britânico confirmou um novo pacote de apoio para ajudar Kyiv a encontrar minas terrestres no seu território.
"Nos últimos dias, a Ucrânia sofreu uma das piores ondas de ataques com mísseis. Os ucranianos permanecem implacáveis. O Reino Unido, por sua vez, continuará a fornecer-lhes apoio para se defenderem. Hoje estamos a anunciar um novo kit de desminagem e antiexplosivos", revelou Sunak numa publicação na rede social Twitter.
O Reino Unido anunciou hoje que irá fornecer à Ucrânia o equipamento necessário para limpar campos minados e "tornar seguro" o território ucraniano, assim como as habitações dos civis.
O ministro da Defesa, Ben Wallace, afirmou que vão ser entregues "mais de 1.000 detectores de metal Vallon e 100 kits de desarmamento de bombas nas próximas semanas'', assim como será doado "um pacote significativo de sistemas de defesa aérea, incluindo 1.000 mísseis antiaéreos e 125 canhões antiaéreos".
"O uso de minas terrestres pela Rússia e o direcionamento de ataques à infra-estrutura civil destacam a crueldade chocante da invasão de Putin. Este último pacote de apoio do Reino Unido ajudará a Ucrânia a limpar terrenos e edifícios com segurança enquanto recupera o seu território legítimo", afirmou Wallace.
Segundo a nota, os ataques terão "interrompido a produção e a reparação de equipamentos militares e o movimento de tropas de reserva'', reforçando que as forças armadas russas "continuam a conduzir uma operação militar especial" em território ucraniano.