Huambo – O Colectivo Vozes d’África do Huambo exibe, na próxima segunda-feira, no Festival Internacional de Teatro e Arte de Luanda, a peça “Genro da Humanidade”, que aborda os valores culturais e históricos do povo de Ovimbundu.
Em declarações à ANGOP, director do colectivo, Pascoal Nhanga, disse que a VI edição do evento, aberta no passado dia 21 e com término previsto para 31 do corrente mês, conta com representantes de Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Portugal.
Disse que o grupo, composto por oito encenadores, vai exibir uma peça teatral baseada em contos e histórias que narram o surgimento do reino do Bailundo, província do Huambo, da autoria do escritor angolano Elias Sanjuquila e adaptada pelo encenador Nelson Pedro Nhanga.
Explicou que a obra procura buscar os momentos que determinaram a organização política e cultural dos povos Ovimbundu, concentrados no município do Bailundo, cujo poder surgiu de um romance e conflitos que forçou a união da população nativa.
O evento agendou a exibição de seis peças angolanas, duas brasileiras, uma da Guiné-Bissau e duas portuguesas.
Furando a 10 de Março de 1998, o Colectivo de Artes Voz D ́África, com várias participações nacionais e internacionais, detém, entre outros feitos, o título de vencedor do Prémio Nacional de Cultural e Artes em 2012.
Obteve o segundo lugar da terceira edição do Festival Nacional de Teatro, realizado em 2001, em Cabinda, e do prémio de Teatro Cidade do Huambo, para além de várias homenagens e reconhecimentos. LT/JSV/ALH