Uíge – Apenas 15 dançarinos, dos 80 inscritos no grupo União de Quimbele, na província do Uíge, animaram, nesta segunda- feira, o Carnaval/2021, devido às restrições impostas pela Covid-19.
O distanciamento físico, uso obrigatório de máscaras, distanciamento físico, entre outras medidas de biossegurança, foram obedecidas, durante uma fogueira promovida pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto no Uíge.
Na celebração do Carnaval, o director interino do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto no Uíge, Gomes Costa, justificou que se convidou apenas um grupo e com 15 elementos, neste ano, devido as medidas restritivas impostas pela Covid-19.
Gomes Costa disse que o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto no Uíge vai continuar a envidar esforços para que o grupo continue a marcar presença nas próximas edições do Carnaval e a representar a cultura nacional.
O grupo União de Quimbele fundado em 1992, apresenta-se, regularmente, vestido de peles de animais, usando ainda utensílios de palmeira. Dança “Sassumuna e Ndembo”.