Luanda - A 3ª edição do Festival das Bandas, no sábado e domingo, dias 25 e 26, vai homenagear o antigo vocalista do conjunto Jovens do Prenda, “Augusto Chakaya”, falecido em Setembro de 2024.
A informação foi prestada esta quarta-feira, em Luanda, pelo mentor do projecto, Marito Furtado, durante a conferência de imprensa de lançamento do evento, explicando que o objectivo desta edição é dar maior visibilidade aos instrumentistas das bandas.
Augusto João Luís, conhecido nas lides artística por “Augusto Chakaya” nasceu a 18 de Março de 1951, no Município do Bembe, Província do Uíge, e morreu aos 73 anos de idade, vítima de doença.
O músico iniciou a sua carreira no palco infantil "Palmo e Meio" e deu continuidade em alguns centros recreativos e culturais de Luanda, constituindo-se numa das vozes emblemáticas dos Jovens do Prenda nas décadas de 1980 e 1990.
Na ocasião, Marito Furtado avançou que, no primeiro dia, actuarão os conjuntos “Nguami Maka”, “Impactus 4”, “Duia” e “Jovens do Prenda”, enquanto vão encerrar o evento as bandas “Roxane Project”, “Os Kiezos”, “Dizu Dietu” e “Banda Maravilha”.
Para a homenagem ao antigo vocalista da banda Jovens do Prenda, disse, cada conjunto convidado terá de cantar uma das músicas do seu repertório durante a actuação.
Quanto a escolha do homenageado, o mentor justificou que, entre outros, o facto de ter sido um cantor que se dedicou a maior parte da vida na arte e pelo papel determinante na imposição da música angolana.
Por outro lado, manifestou a intenção de consolidar o festival a nível de Luanda, com a realização num intervalo de dois meses, bem como a ideia de expandir para as outras províncias do país.
O evento, a ser realizado no Palácio de Ferro, em Luanda, vai ter as portas abertas a partir das 15 horas, tendo o ingresso no valor de cinco mil kwanzas.
O Festival das Bandas, uma incitava da Banda Maravilha, teve as duas primeiras edições em Fevereiro e Junho último, no espaço Prova D'Arte Miramar, no município Sambizanga, em Luanda. CPM/SEC