Menongue – Os membros de direcção da Associação Nacional de Soberania Tradicional de Angola (ANSTA) elegeram sexta-feira, em Menongue, por unanimidade, o Rei Carlos Cangandji como presidente do conselho provincial da instituição no Cuando Cubango.
Actual soberano do município do Cuchi, o Rei Carlos Cangandji será coadjuvado pela Rainha Evalina Mutango (Dirico) e terá como secretário o regedor de Menongue, soba Paulo Gabriel.
O Rei Manuel Dala “Mwene Vunongue VIII”, do município de Menongue, foi eleito presidente da Assembleia Geral.
Em declarações à imprensa, o Rei Carlos Cangandji prometeu trabalhar com o Executivo na organização da classe das autoridades tradicionais dos nove municípios da província, com os partidos políticos com assento no Parlamento, igrejas e outras organizações da sociedade civil na identificação e resolução dos problemas dos cidadãos.
Por seu turno, o vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, João Bonifácio Cassanga, disse que o poder tradicional constitui-se na primeira autoridade proximidade dos cidadãos no seio das comunidades, quer urbanas, quer pré-urbanas e rurais desde a antiguidade.
“A autoridade tradicional constitui o representante do Governo onde ele não se faz representar e tem contribuído na resolução de vários problemas que afectam as comunidades”, salientou.
Participaram no encontro, realizado no anfiteatro do Governo Provincial do Cuando Cubango, soberanos do Huambo, Bailundo, Lunda Sul, Cunene, Cuanza Sul, Bié, Menongue, Dirico, Cuito Cuanavale, Cuchi, Cuangar e do Calai.
Criada em 2022, a ANSTA tem como objectivo promover a unidade nacional do poder tradicional e a resolução de conflitos no seio das autoridades tradicionais.
A redefinição da actualização do soba, a competência de entronização e de substituição, o equilíbrio do binómio poder tradicional e o Governo constam também dos objectivo da agremiação.ITH/JSV/MCN