Lubango - Cento e 72 livros diversos foram recolhidos na fase piloto do projecto “Doe Livro Transforme Mentes”, para a criação de um espaço de leitura denominado “Biblioteca Camulemba”, no município de Quilengues, na província da Huíla.
O projecto de intervenção na Comunidade Educativa resulta da iniciativa de um grupo de 20 professores do Colégio, nº 225 do 1º e 2º ciclo, neste último integrando alunos nos cursos de Ciências Jurídicas e Biológicas, com uma comunidade estudantil de 700 estudantes, no sector de Camulemba, a 150 km da sede comunal do município de Quilengues.
Ao balancear a primeira fase da campanha, o coordenador do projecto, Laurindo Brinco, realçou que a mesma visa a recolha de livros diversos para criação de uma biblioteca naquela comunidade rural, uma zona onde os alunos enfrentam muitas dificuldades para a aquisição de materiais didácticos.
Destacou que enquanto professores entenderam implementar uma iniciativa contando com apoios da sociedade huilana, para angariar livros e inverter o actual quadro.
Laurindo Brinco considerou balanço é positivo, pois a qualidade de uma doação não se julga pela quantidade, mas sim pelo gesto de cada um que se junta à causa, cujo objectivo é contribuir para o desenvolvimento multidimensional dos alunos de Camulemba.
Salientou que a primeira fase da campanha, oficial decorreu de 15 a 28 do mês em curso e a segunda fase vai até 29 de Julho próximo, cujas entregas estão a ser feitas na Mediateca do Lubango, e até ao fim do processo pretende-se recolher 500 manuais diversos. BP/MS