Ondjiva - Quinhentos e cinquenta livros, entre literários, didácticos e infanto-juvenis, estão expostos este domingo, no Jardim Central de Ondjiva, província do Cunene, visando a promoção do gosto pela leitura.
Promovido pelo projecto “Ler e Aprenda”, a exposição de dois dias destina-se a leitura e pesquisa, no quadro das acções do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, a assinalar-se a 23 de Abril.
Em declaração à ANGOP, o coordenador do projecto, Isdore Otombo , disse que o projecto lançado em 2022 visa promover o hábito pela leitura e consulta bibliográfica entre os jovens, estudantes e profissionais dos diferentes sectores, de forma livre e gratuita.
Isdore Otombo disse que o propósito é levar alegria, lazer e diversão às comunidades, por meio da literatura, dando maior visibilidade e promoção aos livros produzidos por escritores angolanos.
“São livros de vários géneros, desde a literatura nacional, africana, europeia, infantil , direito, economia, antropologia, informática, área da óptica e da medicina entre outros temas didácticos “, sublinhou.
O também escritor disse ser uma oportunidade para muitos alunos, sem recursos financeiros, terem a oportunidade para fazerem as suas investigações dentro do bairro e próximo de casa.
Dado ao número reduzido de bibliotecas e o hábito da leitura, reconheceu que as bibliotecas comunitárias fazem um trabalho solidário e filantrópico, daí a necessidade de traçar medidas mais inclusivas para resgatar o gosto pela leitura e pelo livro.
Assegurou que o projecto tem uma agenda cultural diversificada e inclusiva, como forma de procurar ajudar a agregar valores culturais à juventude, com a promoção da literatura infanto-juvenil, livros de apoio escolar e manuais escolares, realizando mesas-redondas e narração de histórias infantis.
O Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro e incentivar a leitura.
A data visa homenagear autores e reflectir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de Abril de 1616.FI/LHE/AC