Talatona - O programa televisivo de produção nacional denominado “Atitude”, passa, a partir do próximo mês de Março, a ser exibido na Televisão Pública de Moçambique (TVM), depois de estrear em Novembro de 2023, em Angola.
Exibido pela Televisão Pública de Angola (TPA), o programa ,conhecido na sua primeira temporada como“Footprint - Deixe a tua marca, continuará a ser emitido com a mesma regularidade na cadeia televisiva nacional, o programa tem como principal objectivo motivar e inspirar a juventude africana.
Em declarações, nesta quinta-feira, à ANGOP , o apresentador do programa e director da KLFilms, Kennedy Luís, disse existirem muitos africanos com mentes brilhantes, que estão a fazer obras espetaculares dentro e fora do continente com capacidade de passar na primeira pessoa experiência e percurso profissional com a finalidade de inspirar e motivar as novas gerações.
“Nós estamos preocupados com os jovens africanos que actualmente têm como referência personalidades de fora do continente”. referiu
O director de Programas da TVM, Floriberto Fernandes, considera a iniciativa louvável por ser caracterizada de um leque sociocultural rico para a juventude de todo continente.
Explica que pelo programa já passaram nomes como Nondumiso Picashe, que é a primeira mulher africana a ter uma marca de vinhos e com um historial interessante uma vez que passou por várias dificuldades para se impor num mercado que é dominado por homens.
Outra africana retratada pelo gestor, é a sul africana Nomenguissa Picasse, considerda por ele, como uma das mulheres mais destacadas no sector que actua.
O Director fala de entidades que também tiveram destaque no programa como o Bruno Pegado, o primeiro angolano, a ter uma marca própria de carros, a entevista feita à moçambicana cantora de rapper e advogada Dama do Bling, à cantora namibiana Lioness, assim como às empresárias Diana Namases e Julia Boss Lady, esta última uma empresária do ramo do entretenimento, responsável por trazer para África cantores Norte Americanos da actualidade.
Disse que a namibiana é apontada como a pessoa que impulsionou a carreira do artista Cabo Snoop em vários países africanos e facilitou o contato entre o cantor Gerilson Israel e o Nigeriano Rema.
Para ele, além do formato de programa de televisão, feito por jovens e para jovens de toda África, mostrando o percurso profissional, e não só, de algumas figuras capazes de serem referência, o programa “Atitude” (Footprint), hoje apresenta-se como um movimento.
De acordo com o apresentador, o programa “Atitude”(Footprint) não quer apenas passar o testemunho de mentes brilhantes de África, mas empoderar jovens talentos que necessitem de orientação e referência, pelo que, houve a necessidade de alargar a plataforma e incluir outros tipos de media e de acções.
Actualmente o programa “Atitude” (Footprint) é transmitido na Televisão Pública de Angola aos domingos, às 19h00, comreposição às terças e quintas. Tem colaboradores na Namíbia, África do Sul,Moçambique e EUA.GIZ/MAG