Dundo - Contrariamente ao calendário Gregoriano, o ano novo para o povo Tchokwe tem início no mês de Setembro com a designação de“Kamoxi”, em língua local, que termina em Agosto (Tximbejimbeji), soube hoje,quarta-feira, à ANGOP.
De acordo com José Wazeia, pesquisador da cultura e tradição Tchokwe, para esta etnia, maioritariamente fixada nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e uma parte do Cuando Cubango, o primeiro dia do ano é assinalado com a aparição da lua nova.
Fez saber que por via de um ritual, após o aparecimento da lua nova, o chefe da comunidade faz uma série de rezas, evocando os seus antepassados a derramarem bênçãos com o objectivo de garantir o aumento dos níveis de produção na agricultura e caça.
Segundo a mitologia Tchokwe, acredita-se que nesse período, haja abundância de alimentos e uma vida melhor para as famílias em todos os sentidos.
Disse que durante a realização da cerimónia de súplicas, a comunidade leva ao local, instrumentos de trabalho, como enxadas, catanas, além de sementes e outros para serem abençoados.
Por outro lado, fez saber que nos últimos anos, o ritual que marca a comemoração do ano novo passou a ser praticado com a concentração dos chefes e líderes tradicionais de quatro províncias de Angola, nomeadamente Lunda-Sul, Lunda-Norte, Moxico e Cuando Cubango.
A povoação do Sweja, local de residência tradicional do Rei Mwene Mwatchissengue Wa-Tembo, em Saurimo, Lunda-Sul, tem sido o palco da realização da cerimónia.
Acrescentou que no sentido contrário, para os Tchokwe, o último mês do ano (Agosto - Tximbejimbeji) é marcado com agradecimento, aos antepassados, com recurso ao provérbio Cokwe "Kuinguila-ku-In-guila Muaka”, que em português significa "o sucedido do ano deve ser anunciado aos demais”.
O ano Cokwe, também, tem doze meses com seguintes designações - Kamoxi (Setembro), Kuali (Outubro), Kutatu (Novembro), Kuwana (Dezembro), Kutano (Janeiro), Kusambano (Fevereiro), Kuximbiali (Março), Kunake (Abril), Kuva (Maio), Kukumi Mukehe (Junho), Kukumi Munene (Julho) e Tximbejimbeji (Agosto).