Huambo - O poeta Esperança, pseudónimo literário de Ernesto Vasco, é o representante da província do Huambo na terceira edição do concurso nacional de trova “Cantar Agostinho Neto”, após vencer, esta sexta-feira, a fase provincial, com 133 pontos.
A fase nacional do concurso, que visa homenagear o primeiro Presidente da República e fundador da Nação, António Agostinho Neto, está marcada para 28 do corrente mês, no auditório do Centro Cultural "Manuel Rui Monteiro", centro da cidade do Huambo.
De 21 anos de idade, o representante do município do Huambo convenceu o jurado com a trova intitulada poema para todos.
Durante a actuação, o jurado avaliou a composição, harmonia, enquadramento vocal, estética de execução, arranjo melódico, indumentária e o tempo de exibição dos trovadores em palco.
Na ocasião, o poeta Esperança disse que o sentimento é de alegria e de gratidão em representar a província do Huambo no concurso nacional.
O concurso contou com oito trovadores, dos municípios do Bailundo, Cachiungo, Chinjenje e Huambo.
A segunda posição do evento, realizado no auditório da Biblioteca provincial, foi ocupada por Teodoro Catumbela, também, do município do Huambo, com 117 pontos , enquanto a terceira posição ficou com José Jamba, do Cachiungo, com 70 pontos.
No final, o delegado da União Nacional dos Artistas e Compositores- Sociedade de Autores (UNACA – SA) da província do Huambo, Benvindo Serafim "Ti Chiny”, disse esperar que o vencedor represente, da melhor forma possível, esta região do país na fase nacional do concurso.
Destacou os feitos do Presidente António Agostinho Neto, enquanto Poeta Maior e figura incontornável, que, para além de fundador da Nação, foi médico e homem de cultura.
A cantora Cecília Francisco, de nome artístico Preta Francisco, representante da província do Huambo, venceu a segunda edição do Concurso Nacional de Trova “Cantar Agostinho Neto”, decorrida em 2023, no município da Catumbela, província de Benguela, ao totalizar 345 votos. ZZN/ALH