Lobito - Aspectos sobre a etno-linguística e oralidades africanas destacam-se no conteúdo da mais recente obra intitulada "Línguas e Culturas", de autoria do padre Bonifácio Tchimboto, soube a ANGOP, este sabado.
A obra contém 215 páginas e foi editada pelas Irmãs Paulinas, com uma primeira tiragem de dois mil exemplares.
"O livro está a ser comercíalizado a dezasseis mil kwanzas e está a despertar o interesse, principalmente no seio académico", afirmou.
Lançado durante a conferência sobre Ecologia da Inteligência Artificial, realizada na sexta-feira, no Instituto Superior Politécnico de Benguela, no livro o autor faz referência à "hierarquia das línguas", conforme elas são apresentadas.
"Parece que há línguas mais importantes que as outras e queremos fazer uma viragem nesta perspectiva", considerou.
Bonifácio Tchimboto disse que os direitos linguísticos também devem ser promovidos, fazendo alusão às línguas africanas.
"É humilhante, que eu, no meu próprio país, conhecendo a língua dos meus ancestrais, não viva a cidadania plena porque com o meu Umbundo ou Tchokwe não posso falar no Parlamento ou ser atendido num hospital, porque preciso de tradutor", afirmou preocupado.
Sobre este aspecto, o linguista disse haver responsabilidade política, sobretudo dos legisladores, para que pensem e repensem sobre o valor das línguas.
Questionado sobre a produção do livro, disse ser fruto de uma recolha dos apontamentos das suas aulas nas disciplinas de etno-linguística e também das literaturas orais africanas, e isso levou algum tempo.
Falando sobre as características do livro, afirmou que foi escrito numa perspectiva científica.
Mostrou-se admirado pelo facto dos livros científicos não serem muito populares, ao contrário dos literatas que escrevem romances, poesias, novelas, contos, etc.
Segundo o padre, dos 200 exemplares recebidos para a provincia de Benguela, 150 já foram vendidos.
Na qualidade de escritor científico, Bonifácio Tchimboto conta já com mais de uma dezena de livros.
O padre Bonifácio Tchimboto é estudioso das línguas, letras clássicas e culturas nacionais e docente do Instituto Superior Politécnico Católico. TC/CRB