Luanda - O livro "Determinação - A minha história com o bullying” da escritora Otchaly, será lançado domingo, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.
Aos 15 anos de idade, Otchaly traz no seu livro infanto-juvenil uma narrativa autobiográfica de superação, depois ter sofrido bullying na escola.
Trata-se de uma história vivida na primeira pessoa, cujo enredo pretende inspirar o crescimento emocional de crianças e adolescentes vítimas de intimidação psicológica nos mais variados meios sociais.
A obra sobre Bullying na infância e adolescência tem 29 páginas e está composta por textos e imagens que exprimem reacções ao sofrer bullying na infância.
Ao redigir o livro, a escritora pretende transmitir, a quem está a passar pelo problema, a importância de comunicar aos pais para dar maior tratamento.
Em conferência de imprensa, a mesma exortou os pais a ficarem atentos aos filhos e deixar uma linha de comunicação aberta para qualquer assunto que os inquieta.
Segundo a mãe da escritora, Iracelma Filipe, a melhor maneira de lidar com o bullying é recorrer aos profissionais da saúde e aconselhar os filhos a comunicarem-se com os pais quando se sentirem desconfortáveis na escola ou em qualquer meio social.
Acrescentou ainda que o livro da filha será divulgado para desconstruir o estigma na escola e na família.
Clé assina parceria com Otchaly para combater bullying
No entanto, a produtora musical Clé Entreteniment e a escritora Otchaly assinaram uma parceria que visa combater o bullying em todo país.
Segundo o responsável da Clé, Clésio Gomes, o projecto surge em função de muitos suicídios que têm ocorrido na sociedade em consequência deste mal.
Para combater este problema, a produtora musical vai doar o livro da Otchaly intitulado "Determinação - A minha história com o bullying" nas escolas.
Clésio Gomes informou que a obra literária, será doada numa primeira fase, nas escolas da capital do país em colaboração com o Governo provincial de Luanda e depois distribuído às restantes províncias.
A pretensão do projecto, que tem apoio do Banco Keve e a Viva Seguro, é deixar 12 exemplares em cada biblioteca.
A Clé Entertainment é uma empresa que trabalha na gestão de carreira e imagem de artistas angolanos. AMC/ART