Malanje- O 45º Soberano do Reino do Ndongo, de 68 anos de idade, será oficialmente apresentado quarta-feira (8), na comuna de Dala Samba, municipio de Marimba, as autoridades governativas, religiosas e tradicionais, durante uma cerimónia a ser orientada por membros da Corte Real.
O novo Soberano foi entronizado a 16 de Setembro último, um dia após o enterro do seu antecessor, Rei Buba Nvula Dalamana “Cabombo".
A informação foi avançada hoje, terça-feira, pelo porta-voz da Corte, Adelino Ngunza, tendo referido que o novo Rei, cujo nome será revelado no dia da apresentação, tem como foco aproximar os povos da região do Ndongo, reforçar a parceria com o Estado e fazer advocacia junto do governo para dinamizar a agricultura, visando o combate à fome e à pobreza.
Constam ainda das linhas de força do novo soberano, exercer influência junto do poder central para a contrução do memorial dos soberanos do Ndongo e a corte do reinado, a par da asfaltagem das vias de acesso da cidade de Malanje aos municípios que compõem aquela região, visando promover o desenvolvimento local.
Falecido no dia 8 de Setembro deste ano, Buba Nvula Dalamana “Cabombo” foi o 44° Rei do Ndongo, com o título de Rei Ngola Kiluanje Kya Samba e nasceu a 1 de Janeiro de 1922, no município de Massango.
Durante o seu reinado, orientou e designou, com apoio da “Corte Real”, os guardiões que cuidam dos túmulos dos ancestrais Ngola Kiluanje e Rainha Nginga Mbande, sepultados na aldeia de Muculo-a-Ngola, no município de Marimba (210 quilómetros a Norte da cidade de Malanje).
O rei deixou sete mulheres, 45 filhos e 150 netos. ACC/PBC