Huambo - A máscara Mwana Pwo e a figura do Otchinganji constituem os maiores atractivos de dezenas de turistas que, diariamente, se deslocam ao Museu Regional do Huambo, informou hoje, quinta-feira, o seu responsável, Festo Sapalo.
O responsável, que falava no acto provincial comemorativo ao Dia Internacional dos Museus, que hoje se assinala, explicou que a máscara Mwana Pwo representa uma personagem ancestral e madura que realça a beleza feminina do povo Cokwe que habita, maioritariamente, na região Leste de Angola.
Quanto ao Otchinganji, disse tratar-se de um símbolo da cultura mítica ancestral da tradição dos ovimbundos.
Festo Sapalo informou que, apesar de estar a funcionar numa das salas do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, devido as a requalificação do edifício principal, o Museu Regional do Huambo recebe, em média diária, 15 a 20 visitantes, na sua maioria estudantes de todos os subsistemas de ensino.
Segundo o responsável, para além destas duas figuras, o cervo museológico conserva perto mil objectos de esculturas diversas, desde artefactos, ferramentas de caça, peça e outros, que representam os hábitos e costumes desta região do país.
Disse que disse que, actualmente, o desafio é esculpir um retrato simbólico de representação dos reinos do Bailundo, Chingonjo, Chiyaca, Sambo e Huambo, na perspectiva de ilustrar o sistema governativo, em conformidade com as tradições e os valores culturais dos ovimbundos.
Por sua vez, a chefe do departamento da Cultura, Património e Autoridades Tradicionais na província do Huambo, Isaura Ginga Raúl, anunciou para Julho próximo o reinício da requalificação do museu, iniciadas em 2017, porém interrompidas em 2020 por força da Covid-19.
Sem entrar em pormenores, disse que as obras visam ajustar o empreendimento aos patrões internacionais.
O Museu do Huambo, projectado em 1946, foi inaugurado a 11 de Agosto de 1957 e possui actualmente perto de mil objectos de esculturas diversas, desde a caça, pesca, fundição de ferro que representam os usos e costumes da região, para além de mil 413 fotografias, que retratam a arquitectura civil, militar, religiosas e funerária, desde a fundação da cidade do Huambo em 1912, até 1974.
O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO).
A celebração data visa chamar a atenção da sociedade e do público para a importância dos museus, na preservação da história e a cultura da humanidade. LT/ALH