Caxito – O Ministério da Cultura e Turismo lança, em breve, um concurso público, para reabilitação do Museu da Tentativa, paralisado há seis anos (2018).
Para o efeito, uma equipa técnica do sector acompanhada por representantes de algumas empresas nacionais estrangeiras concorrentes visitou a província, nos últimos quinze dias, para se inteirar do estado da infra-estrutura, de acordo com o responsável do Museu da Tentativa, António Luís Manuel Camões.
Construído em 1932 (local da antiga fazenda tentativa), o museu foi restaurado e inaugurado em Fevereiro de 2011, como Museu da Tentativa.
A infra-estrutura está situada na Kinjanda, Porto Kipiri, município do Dande.
O tempo de existência, o seu mau estado e a falta de higiene no local são apontados como as principais causas de degradação.
Entre os anos 2012 e 2017, o museu recebia mil a 800 visitantes/mês. Estes eram na maioria estudantes, religiosos, entidades singulares e colectivas (nacionais e estrangeiros).
A área verdejante onde está localizado, e os batelões (embarcações) são os acervos que mais encantavam os turistas durante o período de visita.
O museu possui 93 acervos que retratam aspectos técnicos e científicos sobre o cultivo de bananal, palmar e da cana-de-açucar.
Entre estes constam a Hamba, a Muzua, os Batelões, o Muichi, instrumentos utilizados na fazenda e na luta de libertação nacional e alguns quadros.
Reza a história que o espaço onde se encontra o museu era uma área de cultivo de cana-de–açucar, bananal e palmar.
Esta produção ocupava uma área que ligava a zona do Sassa Povoação, Paranhos, Valverde, Cambambe, Santa Ana e Boavista, passando pela Açucareira até à localidade da Kinjanda, no Porto Quipiri.
Antes do Porto Kipiri existia o Porto da Kinjanda que servia de ponto de atracagem de batelões que transportavam por via fluvial diversas mercadorias, sobretudo o açúcar produzido na fazenda até a foz do rio Dande (Barra do Dande).
A partir da Barra do Dande, com barcos de grande porte, a mercadoria era transportada para o Porto de Luanda e posteriormente para a Europa.
O museu da tentativa é o único na província do Bengo.FS/IF