Luanda - O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, participa, desde esta quinta-feira, em Havana, capital de Cuba, na Reunião de Ministros da Cultura do grupo dos 77, mais China.
De acordo com uma nota de imprensa, no encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) participam representantes de 75 países, 57 deles presenciais e 18 de forma virtual.
O Grupo dos 77 é um conjunto de países em desenvolvimento que visam promover os interesses económicos coletivos de seus membros e criar uma maior capacidade de negociação conjunta na Organização das Nações Unidas.
Na sua mensagem,o sub-diretor de Cultura da UNESCO, Ernesto Renato Ottone, apelou aos participantes a aderirem à proposta de estabelecer o objectivo definido e estruturado, dedicado à cultura como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Um dos temas a serem debatidos pelo plenário será a cultura como bem público global, bem como os mecanismos de cooperação Sul-Sul e alternativas para o desenvolvimento sustentável.
Outros momentos serão dedicados à dimensão social e económica da cultura, bem como ao papel das economias criativas e das indústrias culturais nos países em desenvolvimento.
O terceiro eixo temático abordará a gestão integral do patrimônio cultural e a contribuição do turismo dedicado a esta esfera para o desenvolvimento sustentável em países menos avançados.
O encontro vai produzir uma declaração final voltada para acções concretas para promover a cultura e seu vínculo multilateral. VS/VIC